Últimas notícias

AEP entrevista candidatos a prefeito de Peruíbe

entrevistas-a-candidatos-prefeitoDiego Palma*

A primeira parte da sabatina com os candidatos à prefeitura de Peruíbe, realizada pela AEP, teve seu início no domingo (21), na sede da Associação. O debate que começou às 14h e acabou às 18h, contou com a presença de Gilson Bargieri (PSB), Nelson do Posto (PR) e Alex Matos (PMDB).

Durante a entrevista, de 50 minutos, o candidato Gilson Bargieri destacou que, se eleito, sua prioridade será reabrir a maternidade e o hospital da cidade. Além de querer reabilitar o projeto do teleférico, que sua antiga gestão começou. O ex-prefeito da cidade comentou em ativar o prédio da ETEC/Fatec, que se localiza atrás do condomínio Três Marias e que está parado há mais de um ano.

Quando questionando sobre a impugnação, Bargieri disse que fora absolvido pelo MP, pois não cometeu “nenhum crime de irresponsabilidade fiscal”.

Já com relação a dívida pública, Bargieri falou  sobre ver todos contratos e entender qual a situação do município.
Nelson do Posto (PR) foi o segundo a ser sabatinado pela equipe da AEP. O candidato disse que pretende desenvolver um pouco mais a mão de obra de Peruíbe, pois a cidade não pode apenas depender de temporadas no final do ano e da construção civil. Precisa de novas opções.

Nelson também argumentou sobre a saúde pública  e disse que nossa cidade, tranquilamente, consegue voltar a ter a maternidade e hospital funcionando de novo. Só não tem por causa da falha administrativa que governo teve, segundo o candidato do PR.

Segundo Nelson do Posto, o setor de estágios da prefeitura está defasado por dois motivos. Primeiro, paga R$450  de salário para cada estagiário, sendo que a mensalidade não é compatível com esse valor. E segundo, os estudantes são colocados em funções totalmente diferentes da qual aprendem na faculdade. Se for eleito, o político disse que vai rever e tentar organizar a situação dos estagiários.

O último entrevistado da tarde, foi Alex Matos (PMDB). O candidato falou, que  ganhando a eleição, vai discutir a lei da verticalização municipal, pois tem a ideia de trazer um resort e outros investimentos que esbarram na lei da criação de prédios. Matos também disse que os políticos de Peruíbe precisam parar de brigar entre si, para não prejudicar ainda mais a cidade.

Sobre a dívida pública, Alex disse que vai declarar Estado de Moratória (o ato de adiar, por parte do devedor, dos vencimentos de sua dívida externa, suspendendo os pagamentos e a respectiva ação da justiça) e com isso poder começar seu mandato tranquilo, pois o caixa vai estar zerado.

Todos os candidatos prometeram que vão ajudar a AEP a sair da situação incômoda na qual ela se encontra.
Os políticos foram sabatinados por Diego Palma e Thiago Tertuliano, estudantes de jornalismo da UNIP- Santos. Marcelle Marchiori estudante de jornalismo da ESAMC e Hugo Lopes, mediador da sabatina, e estudante de direito da UNISANTOS.

As próximas sabatinas estão no quadro abaixo:

Dia Horário Candidato
27/08 14h Mario Omuro (PSD)
27/08 16h Barros (PRB)
28/08 14h Emer (PSDC)
28/08 16h Dr. Valdez (PTdoB)
28/08 17h Dr. Luiz Maurício (PSDB)

*Diego Palma Pendon é estudante da faculdade de Jornalismo da UNIP (Universidade Paulista) em Santos, mora em Peruíbe e colabora para o jornal O Repórter.

Matérias relacionadas