Peruíbe recebe dois festivais gastronômicos, no Inverno; com atrações internacionais

Texto: Diego Palma

Foto: Divulgação

A cidade de Peruíbe vai receber no próximo dia 30 (sexta feira), o 1º Festival Brasil Gastronômico de Cultura Caiçara de Peruíbe, que faz parte do 10º Festival de Inverno da cidade. O objetivo dessas festas é estimular e promover a culinária litorânea, a hospitalidade local e o turismo regional. Os eventos abrem o Festival de Inverno, que acontecem de 01 a 30 de julho. Chefe renomados e profissionais da AREGALA (Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo) estarão presentes no evento. O Festival vai até o dia dois de junho.

A Prefeitura de Peruíbe, em parceria com a AREGALA, está trazendo para o município, o primeiro Festival Gastronômico de Cultura Caiçara. O evento, que começa na sexta-feira (30) e acaba dia dois de julho (domingo), terá sua programação dividida em três partes. Dia 30, às 20h, na Câmara Municipal, acontecerá a sua cerimônia abertura. Nela estarão presentes o Prefeito da cidade, Luiz Maurício, o presidente da Câmara, Rodrigo Silva, os vereadores, empresários locais e os membros do movimento Cozinheiros Sem Fronteiras, que serão apresentados durante o evento de abertura. A cerimônia será coordenada pela Secretaria de Turismo do Município.

No domingo (01) às 12h, no Auditório Afinidades (Avenida Padre Anchieta, 4973 – Balneário Três Marias) ocorrerá a apresentação dos Cozinheiros Sem Fronteiras e uma programação mais técnica. Serão ministradas dez aulas sobre show de cozinha, enologia (ciência que trata do vinho), coquetelaria, serviços, hospitalidade e turismo. Todas elas têm como objetivo melhorar os níveis da gastronomia local, promover ideias, trabalhar com o turismo receptivo, a hospitalidade e ações sociais. Nesta oportunidade, os chefes de cozinha de Peruíbe, receberão uma certificação oficial regional dos Cozinheiros Sem Fronteiras

Fechando a programação, dia dois de julho, às 20h, teremos um jantar beneficente, na Pizzaria Trecento (Avenida Padre Anchieta, 5074 – Balneário Três Marias).

Para se inscrever as aulas, a pessoa deve ir até a Secretaria de Turismo, que fica localizada na Av. Mário Covas Jr., 204 – Centro; pelo telefone (13) 3455 – 9426 ou pelo e-mail. peruibe.departamentodeturismo@gmail.com.

O Primeiro Festival Gastronômico de Cultura Caiçara, faz parte do Festival de Inverno da cidade, que também contará com o 10º Festival Gastronômico de Peruíbe. Nesse Festival, participaram 13 restaurantes. A Toka do Lula, Bolinho de Bacalhau, Escondidinho, Mama Lima, Mão de Pilão, Pau do Índio, Pesqueiro Girassol, Restaurante Beira Mar, Show Ken, Sítio Costinha, Strike 300 e Trecento Pizza. Os restaurantes citados, durante o mês de férias escolares, participarão de uma competição para ver quem leva o título de melhor prato da competição. Lembrando que os pratos são exclusivos para a competição, servem até duas pessoas e não podem ultrapassar os R$ 100. Os pratos individuais são cobrados valores inferiores.

Equipe técnica

A equipe do movimento Cozinheiros Sem Fronteiras, da AREGALA, que vai estar em Peruíbe, é formada pelo Chefe Master Diego Silva Lehmann. Diego é fundador e presidente da AREGALA; fundador da Gran Academia Culinária das Américas (ACLA) e graduado em Gastronomia Internacional, na França. Prof. Celso dos Santos Silva. Celso é vice-presidente da AREGALA, pós-doutor em adm. (USA), especialista em Hotelaria, Administração e Tecnologia Educacional e Conselheiro da Academia Brasileira de Gastronomia (ABG); Profa. Ms. Carmen Guarize. Carmén possuí mestrado em turismo, é professora universitária e de pós-graduação em Gastronomia, além de ser graduada pela Associação dos Bartenders e sommelier, pela Sommelier School. Prof. Daniel Ravetta, diretor internacional da AREGALA, no Brasil. Chefe e Sommelier Ivanir Nicchetti de Campos, empresário gastronômico. Prof. Sérgio Cruz, Embaixador das Underberg do Brasil e Conferencista pela Associação Brasileira de Bartender. Wilson Barros, presidente da Wiba Cachaças e ex-diretor de O Estado de São Paulo. Chefe Jair. Chefe Jair Alfonso Abri Rojas, chefe proprietário do Macondo – Raízes Colombianas em SP. Regiane Moraes, diretora-geral da CriaRe Produções e Eventos. Chefe Roberta Rocha, proprietária da empresa MixCake (MG). Chefe David Lopes, Fundador da ABB. Cristiane Stabile, chefe de cozinha no Restaurante Cumbuca (Ilha Bela – SP). Thiago Nego, Mixologista do Kerry – DaVinci Gourmet. E, Chefe Aldo Ansaldi, ex-vice-presidente da AREGALA.

Cozinheiros Sem Fronteiras

O projeto é comandando pela AREGALA BRASIL (Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo no Brasil). A entidade iniciou suas atividades aqui no Brasil em 1997, com direção de sua parceira internacional. Atualmente o projeto ‘Cozinheiros Sem Fronteiras” é presidido pelo grupo.
O Objetivo da AREGALA BRASIL é participar de eventos que espalhem a cultura gastronômica de nosso país, através de seus parceiros.
Você pode saber um pouco mais desse projeto acessando o site oficia da AREGALA Brasil.

Matérias relacionadas