Confira como foi a abertura dos Festivais gastronômicos de Peruíbe

Foto: Diego Palma

DIEGO PALMA

Foi aberto o 1º Festival Brasil Gastronômico de Cultura Caiçara de Peruíbe, na última sexta feira (30), na Câmara Municipal de Peruíbe, às 19h. Juntamente com ele, foram abertos o 10º Festival Gastronômico de Peruíbe e o Festival de Inverno da cidade. Durante a cerimônia de abertura, os chefes da AREGALA (Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo) receberam o título de ‘Hospede Municipal da Cidade de Peruíbe’ e os donos de restaurantes, que estão participando do 10º Festival Gastronômico, receberam o certificado de Cozinheiros sem Fronteiras Regional.

O 10º Festival gastronômico de Peruíbe foi aberto de uma maneira diferente em relação as edições anteriores. Pela primeira vez a cidade vai realizar neste final de semana (01 e 02/07) o 1º Festival Brasil Gastronômico de Cultura Caiçara de Peruíbe. Esta festa contará com chefes internacionais e nacionais; professores do ramo da gastronomia, bartenders e someliers que ministraram dez workshops sobre show de cozinha, enologia (ciência que trata do vinho), coquetelaria, serviços, hospitalidade e turismo. Todas elas têm como objetivo melhorar os níveis da gastronomia local, promover ideias, trabalhar com o turismo receptivo, a hospitalidade e ações sociais. A programação completa das aulas já está disponível em nosso site.

Durante a cerimônia, os chefes foram homenageados com o título de ‘Hospede Municipal da Cidade de Peruíbe’. A entrega dos certificados foram feitas pelos vereadores Paulinho da TV, Sussumu, Luciana Castellan e Tamer Junior. Além deles, os donos de restaurantes, que estão participando do 10º Festival Gastronômico, receberam também o certificado de Cozinheiros sem Fronteiras Regional, das mãos do vice presidente da AREGALA, Prof. Celso dos Santos Silva.

Além dos chefes da AREGALA, estavam presentes na cerimônia o prefeito de Peruíbe, Luiz Mauricio e a primeira dama; o presidente do Conselho de Turismo (CONTUR), Walcyr Matias, o secretário de Turismo Eduardo Ribas, o presidente de Câmara Municipal, Rodrigo Silva e os vereadores s Paulinho da TV, Sussumu, Luciana Castellan e Tamer Junior.

10º Festival Gastronômico de Peruíbe

Durante as férias escolares de julho 13 restaurantes concorrem pelo prêmio de melhor prato do Festival. Os pratos elaborados pelos estabelecimentos servem uma ou duas pessoas e variam de R$24 a R$ 100 (preço máximo).

A Lista completa com os pratos dos restaurantes, você confere abaixo:

A Toka do Lula – Fora Temer

Show Ken – Combinado de Salmão

Restaurante Pau do Índio – Robalo à Moda Caiçara

Beira Mar Restaurante & Arte – Polvo à Beira Mar

Restaurante Falcone III – Sequência de Camarão

Restaurante Mão de Pilão – Azul Marinho

Restaurante Mama Lina – Moqueca de Camarão Rosa

Restaurante Escondidinho – Filé Mignon ao Molho Madeira

Sítio do Costinha – Lombo de Panela

Pesqueiro Girassol – Costela na Chapa

Bolinho de Bacalhau – Costelinha da OMA

Strike 300 Boliche – Caldo Verde

Trecento Pizzaria – Ravióli com Mignon ao Creme Fondue.

Matérias relacionadas