
Quem vê Jéssika Matos, de 35 anos, dando aula para as crianças não imagina que ela seja atleta de Stand Up Paddle e representará o Brasil no Campeonato Mundial de Stand Up Paddle (SUP) da Associação Internacional de Surfe (ISA, em inglês), na China, e também nos Jogos Pan- Americanos, em Peru.
Jéssica, ou Moah, é educadora na Creche Municipal Luz da Vida, em Itanhaém, e tem como hobbie o SUP, atividade que ela começou a praticar desde 2014 e se declara apaixonada.
Para conciliar sua rotina esportiva com a escolar, Moah começa a treinar assim que o dia amanhece, na praia do Cibratel ll, e fica por lá até as 9 horas, pois a atleta tem que dar lugar ao seu papel e na sociedade: o de educadora de creche na Rede Municipal de Ensino.
Mesmo tendo começado no Stand Up há pouco tempo, Jéssica já coleciona conquistas. Logo em 2014 venceu campeonatos em cidades da região e foi vice-campeã fun race no maior festival de esportes de praia do Brasil, o “Rei e Rainha do Mar”, no Rio de Janeiro.
Em 2015, a maré continuou trazendo mais conquistas para Jéssica. Ela foi campeã de etapas diferentes de circuitos em Porto Belo/ SC, Cananéia/SP e São Vicente/SP. Além disso, no mesmo ano, ela ficou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de Race Maratona “Pantanal Extremo 30km”, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Já em 2016, a atleta subiu para a quarta colocação do mesmo campeonato em Corumbá/MS e foi campeã do dobro de competições de diferentes regiões do ano anterior.

No ano passado, a atleta conseguiu feitos ainda maiores. Foi vice-campeã brasileira sprint olímpica de 200 metros, Campeã brasileira race técnico e vice-campeã.
O campeonato Mundial de Stand Up Paddle é promovido pela Federação Internacional de Suf (ISA em Inglês) e acontecerá entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, em Riyue Bay, na China.