Últimas notícias

‘Ex-ficha suja’ assume Secretaria de Assuntos Jurídicos de Peruíbe

Ex-vereador era considerado 'ficha suja' nos últimos oito anos | Crédito: Reprodução / Facebook
Kiko já foi condenado pela Lei da Ficha Limpa e estava impedido de assumir cargo público nos últimos oito anos (Crédito: Reprodução / Facebook)

O advogado Alexkessander Veiga Mingroni, o ex-vereador Kiko, é o novo secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Peruíbe. A portaria deve sair na edição do próximo BOM (Boletim Oficial do Município). Oficialmente, quem assume o cargo recebe mensalmente dos cofres públicos, mais de R$ 9.100,00. Ele substitui o advogado Rodrigo Oliveira Ragni de Castro, que esteve na pasta deste o início do ano passado, quando a prefeita Ana Preto (PTB) assumiu o governo municipal.

‘Ficha suja’

O novo secretário municipal de Assuntos Jurídicos foi considerado ‘ficha suja’ nos últimos oito anos por ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo quando exercia o cargo de presidente da Progresso e Desenvolvimento de Peruíbe (PRODEP S.A.), condenação esta transitada e julgada em 2006. Segundo a Lei Complementar Municipal nº 161/2011, o condenado fica proibido de exercer cargo público na Prefeitura ou Câmara Municipal por oito anos, prazo este que ‘venceu’ em 01 de março deste ano.

No ano passado, o diretório municipal do PT na cidade impetrou ações no Ministério Público (MP) contra a prefeita Ana Preto justamente para que ela cumprisse a legislação em vigor neste sentido, pois, na época, o ex-vereador tinha sido nomeado pela prefeita. Porém, após a ação, Kiko foi exonerado. Esta havia sido a primeira representação apresentada junto ao MP, pois, segundo o PT na época, Kiko era considerado “ficha suja” (termo que surgiu após a Lei da Ficha Limpa).

A representação também pedia ao MP que o ex-vereador também devolvesse os salários recebidos desde sua posse (1º de janeiro de 2013) e as ações competentes contra a prefeita Ana Preto, que “a revelia da lei, o nomeou de forma irregular.” Na época, foram anexados à representação farta documentação sobre o episódio.

‘Subiu Callado’

Outro funcionário comissionado da equipe de Ana Preto que assumiu uma secretaria municipal, foi o ex-diretor do Departamento de Trânsito, Cezar Augusto Callado, que estava à frente da pasta desde o início do ano passado, quando Ana Preto assumiu o governo municipal. Agora, ele é o novo secretário municipal de Defesa Social, substituindo Major Sebastião, que foi exonerado no início do mês.

Callado ficou conhecido nos últimos anos por denunciar diversas irregularidades em gestões passadas e por ‘meter a boca no trombone’ em campanhas políticas. Porém, durante esta gestão, o ex-diretor se manteve ‘calado’ e, ao mesmo tempo em que diversos comissionados estão sendo exonerados, o comissionado ‘subiu’ de cargo e agora assume uma responsabilidade maior dentro do governo municipal.

Matérias relacionadas