Itanhaém prorroga campanha de vacinação até sexta

Foto: Divulgação

 

 

Diego Palma

A baixa  da campanha de vacinação contra gripe H1N1 fez a prefeitura de Itanhaém prolongar até o dia 22 (sexta-feira) a campanha de vacinação. Segundo dados publicados pela atual gestão, o município atingiu apenas 40,76% do público-alvo até a semana passada. Nesta etapa, o grupo a quem é dirigida a vacina são as crianças de 6 meses até 5 anos e mulheres gestantes.

Para tentar elevar o mais rápido possível esse número, a Secretaria de Saúde do Município, em parceria com Secretaria de Educação, Cultura e Esportesvai realizar uma busca ativa nas creches de Itanhaém orientando sobre a importância de estar em dia com as vacinas. Além disso, a equipe estará praticando a vacinação, que só vai acontecer mediante a autorização dos pais.

De acordo com o Ministério da Saúde a vacina tem um efeito protetor para a mãe gestante, pois ela gera anticorpos e acaba passando para a criança, que nasce imunizada.

Números gerais

Até o momento, foram vacinadas 18.240 pessoas. Esse número corresponde a 78,05% dos grupos prioritários (idosos com mais de 60 anos, indígenas, gestantes, crianças de seis meses aos cinco anos, puérperas (mães com até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde, além de professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional)

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum. Caso você esteja mal, procure uma orientação médica.

Quem ainda não se vacinou pode se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF), das 8 às 16 horas. Confira as USFs onde há doses da vacina:

Matérias relacionadas