Últimas notícias

Judocas de Peruíbe vão para Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia

Foto: Divulgação

A seleção brasileira de judô foi convocada para disputar no próximo final de semana o Grand Slam de Ecaterimburgo, etapa russa do Circuito Mundial da FIJ, uma das mais equilibradas da temporada. Para esse evento, a Confederação Brasileira de Judô chamou 16 atletas, entre eles, dois atletas que iniciaram a carreira na Associação de Judô Budokan, de Peruíbe: Marcelo Contini (73kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Entre os estreantes na temporada 2018 estão Stefannie Koyama (48kg), Maria Portela (70kg), Rafael Silva Baby (+100kg) e David Moura (+100kg).

Para Moura, competir na Rússia tem um gostinho especial e ele vai em busca de um bicampeonato inédito neste Grand Slam.

“Consegui fazer um ciclo completo de treino e estou muito bem preparado. Estudei bastante os adversários inscritos e eu luto bem na Rússia. Espero voltar com o ouro, assim como fiz ano passado”, projetou o líder do ranking mundial, ouro em Ecaterimburgo no ano passado ao bater o georgiano Levani Matiashvili.

Quem também traz ótimas lembranças da Rússia é a peso-médio (70kg) Maria Portela, que foi campeã do World Masters em São Petersburgo em dezembro do ano passado, competição que reúne apenas os 16 melhores judocas do mundo em cada peso.

“Fechar 2017 ganhando o Masters foi perfeito. Agora retorno à Rússia com a motivação de repetir o bom desempenho. Eu me preparo sempre para evoluir ou aprender alguma coisa e esta é a expectativa para esse Grand Slam. Me manter focada e forte do início ao fim”, disse Portela, atual número 2 do mundo.

Outro estreante na temporada, Rafael Silva, destaca a necessidade de adaptação às novidades das regras implementadas pela FIJ neste ano e a preparação para o Mundial de Baku, que acontecerá de 18 a 27 de setembro na capital do Azerbaijão.

“É minha primeira competição com as novas regras. Tive um bom período para treinar e espero um ótimo resultado. Espero começar bem esta temporada e manter a preparação com foco no Campeonato Mundial de Baku”, projetou Baby que foi bronze no Mundial de Budapeste no ano passado.

A equipe brasileira terá ainda o medalhista olímpico Felipe Kitadai (60kg); Eric Takabatake (60kg), que vem de um bronze no Grand Slam de Dusseldorf; Charles Chibana (66kg); Alex Pombo (73kg) e Rafael Buzacarini (100kg), na disputa entre os homens. O feminino será representado também por Érika Miranda (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Bárbara Timo (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg).

Na Rússia, a delegação terá o suporte dos técnicos Fúlvio Miyata (masculina), Mario Tsutsui (feminina), além da chefe de delegação Rosicleia Campos e do fisioterapeuta Gabriel Bogalho. Todos embarcarão nesta terça-feira, 13, e retornarão ao Brasil no dia 20 de março.

PROGRAMAÇÃO
Sábado, 17
Stefannie Koyama (48kg)
Érika Miranda (52kg)
Jéssica Pereira (52kg)
Eric Takabatake (60kg)
Felipe Kitadai (60kg)
Charles Chibana (66kg)
Marcelo Contini (73kg)
Alex Pombo (73kg)

Domingo, 18
Maria Portela (70kg)
Barbara Timo (70kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
Beatriz Souza (+78kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
Rafael Silva “Baby” (+100kg)
David Moura (+100kg)

HORÁRIOS
Preliminares: 2h*
Disputas por medalhas: 9h*
*Horário de Brasília

TRANSMISSÃO AO VIVOwww.ijf.org

Matérias relacionadas