Últimas notícias

Luiz Maurício e Bargieri estão empatados tecnicamente

Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

O prefeito de Peruíbe Luiz Maurício e o ex-prefeito Gilson Bargieri estão tecnicamente empatados na pesquisa espontânea realizada pela empresa Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla, de Santos. De acordo com os dados, Gilson tem uma vantagem numérica de apenas 13,6% contra 10% de Luiz Maurício, o que caracteriza empate técnico, já que a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Entretanto, Bargieri juridicamente tem problemas e não poderá ser candidato.

A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 9 e 11 junto a 1.067 eleitores, considerando o número de homens e mulheres, bem como faixa etária (a partir dos 16 anos).

Doria e Bolsonaro
O ex-governador João Doria, que teve menos votos na cidade que o ex-governador Márcio França, divide opiniões, com reprovação um pouco maior, mas dentro da margem de erro. Doria é reprovado por 46% e aprovado por 42,6% dos eleitores. Outros 11,4% não opinaram.

O presidente Bolsonaro aparece em situação semelhante: 50,6% dos eleitores reprovam a forma como vem governando o país, enquanto outros 46,8% aprovam, o que também caracteriza empate técnico dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos. Outros 2,6% dos eleitores não opinaram.

Detalhes técnicos
Segundo informações disponibilizadas publicamente pela empresa, a pesquisa foi do tipo quantitativa e não probabilística, por cota. A abordagem foi pessoal em pontos de fluxo populacional do município. As entrevista foram realizadas a partir de instrumento de coleta de dados estruturado, com duração média de 2 minutos, e 10 entrevistadores em campo.

No total, foram feitas 1.067 entrevistas, distribuídas por 22 diferentes pontos de fluxo do município. Deste número, 10% das entrevistas foram auditadas. Já o universo de pesquisados foram eleitores residentes em Peruíbe, com 16 anos ou mais e a amostra levou em consideração a proporção de homens e mulheres, bem como faixa etária e zona eleitoral. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A aplicação em campo ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2019 e de acordo com os detalhes disponibilizados pela empresa, as entrevistas aplicadas por meio físico (prancheta), com supervisão de campo, entrada e tabulação eletrônica via plataforma Badra, onde encontram-se disponíveis todos os quadros de tabulação.

A Badra Comunicação encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região, sob o nº J3238, órgão no qual também está matriculado o estatístico Marcos Rogério Simonetti (CONRE-3 10.744) que assina o presente levantamento.

Maioria aprova gestão de Luiz Mauricio
Segundo outra pesquisa realizada na cidade pela GovNet Opinião, 54% das pessoas entrevistadas indicam tendência pela aprovação na forma como o atual Prefeito Luiz Mauricio vem administrando a sua cidade.

Esse dado leva em conta as respostas de Regular a Ótimo nas entrevistas realizadas.

Matérias relacionadas