Últimas notícias

Mateus Lima, na crista da onda do Circuito Municipal de Surf

matheus-lima-circuito-municipal-surf-destaqueO Circuito Municipal de Surf resgatou a tradição de Itanhaém neste esporte. Novos talentos se revelaram, como o atleta Mateus Lima dos Santos, de apenas 12 anos, campeão na categoria iniciante (de 12 a 14 anos) e mirim (de 14 a 16 anos). O surfista já tem mais de 22 campeonatos no currículo e começou a praticar o esporte com sete anos, por incentivo do pai.

 

“Em 2010 participei do primeiro campeonato, que era o Circuito Municipal, fiquei em 3º lugar”, lembrou Mateus, que desde então nunca mais abandonou as ondas. Mateus tem o sonho de se tornar um surfista profissional, de fazer do esporte a sua profissão. “Pra mim, o surf é um estilo de vida, um jeito diferente de enxergar o mundo”, explicou.

 

O garoto tem como base a família. O pai e também atleta, Roberto José dos Santos, é o maior fã de Mateus. “Vivo o sonho dele, dou todo o meu apoio. Na verdade, toda a família está completamente envolvida nisso. Vivemos em função dele”, falou orgulhoso.

 

Segundo o surfista, ter a chance de participar de um campeonato na sua Cidade é algo maravilhoso. “É uma oportunidade para os atletas que vivem aqui. E, além disso, os atletas que vêm de fora começam a ter outra visão do esporte de Itanhaém”, contou o menino.

 

Os vencedores do Circuito Municipal conquistarão vagas para disputar o Circuito Paulista. Itanhaém conta com seis vagas. Dessas vagas, três já estão garantidas: do atleta Roberto Alves (categoria petit), Nathan Kawani (categoria junior) e Mateus Lima (categoria iniciante).

 

Mateus Lima é visto como um exemplo de esforço e determinação para outras crianças que amam o esporte. Para o garoto, isso ainda é só o começo de tudo que ele deseja. “Eu quero ser um grande surfista, como o Gabriel Medina. Eu quero ser melhor que ele. Vou ser o melhor do mundo”.

 

No domingo (10), Mateus irá para o Peru com o pai surfar ondas internacionais, na praia de Lobitos, um dos locais mais desejados por surfistas de todo o mundo. O País é conhecido internacionalmente como o paraíso dos surfistas na América do Sul.

 

As inscrições para a segunda etapa do Circuito Municipal começarão na próxima segunda-feira (11) para os atletas do Município, e no dia 1º de junho para atletas de outras cidades. Os interessados devem entrar em contato pelo número (13) 97413-1819, ou pelo Facebook da Associação de Surf de Itanhaém (ASI): https://www.facebook.com/surfitanhaem. A competição está prevista para acontecer nos dias 13 e 14 de junho, no Praião (Centro).

 

CIRCUITO ESCOLAR – Atualmente, a E. M. Bernardino de Souza Pereira está em sétimo lugar no ranking. O único atleta da escola é o surfista Mateus Lima, que conseguiu somar 2 mil pontos. Em primeiro lugar está a E. E. Professora Rosélia Braga Xavier, que é representada por 11 atletas.

Matérias relacionadas