Últimas notícias

Municípios da Baixada seguem com campanha de vacinação contra gripe

vacina_peruibe2Municípios da Baixada Santista seguem com a vacinação contra a gripe até atingirem a meta de 80% do público-alvo, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde. Nos locais onde o objetivo já foi alcançado, a ideia é chegar os 100% de vacinados. A maioria das cidades continuará aplicando a dose até o próximo dia 6 de junho.

Devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (mediante prescrição médica).

Peruíbe também superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Com a aplicação de 13.133 doses, o município conseguiu imunizar mais do que 80% do público-alvo da campanha. A campanha termina nesta sexta-feira), com a aplicação da dose nas unidades de saúde, que ficam nos bairros do Caraguava, Parque do Trevo, Jardim Ribamar e Jardim Veneza, além da Casa da Mulher.
No entanto, mesmo com a meta alcançada no quadro geral, dois grupos prioritários (gestantes e crianças) não atingiram isoladamente a marca de 80% de imunização. Por conta disso, as unidades continuarão disponibilizando a vacina para os munícipes que fazem parte dessas categorias.
Em Itanhaém, não haverá prorogação. Ao todo, foram vacinadas 21.812 pessoas.

Em Santos, a campanha será realizada até o próximo dia 27. Até ontem, foram imunizadas 89.364 pessoas, o que representa 69% do público-alvo. A meta local de vacinação é de 133.268 pessoas.

Em São Vicente, o prazo para aqueles que ainda não foram vacinados é até 6 de junho. Até agora, 48.618 pessoas receberam a dose, o que corresponde a quase 70% da meta que é de 80%. Vale lembrar que hoje é o último dia para o agendamento de acamados em domicílio (idosos e/ou portadores de doenças crônicas sem condições de locomoção). Os interessados devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (13) 3569-5702. No ato do agendamento, é necessário informar nome, idade, telefone para contato, endereço completo, nome do cuidador e motivo pelo qual a pessoa está acamada.

Em Bertioga, dia 06 também é a data limite. A dose pode ser tomada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 9 às 16 horas e na Vigilância Epidemiológica (Av. Anchieta, 1.103, no Centro), das 9 às 15 horas. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde foram vacinadas 9.848 pessoas (83,36%). 

Em Praia Grande, a vacinação continuará enquanto houverem doses, informou a administração municipal. As 21 unidades de saúde estão abastecidas com a vacina. O horário de aplicação é das 9 às 16 horas. Até agora, foram imunizados 78,65% do público-alvo, equivalente a 48.176 doses aplicadas. Além disso, outras 10.500 vacinas foram aplicadas em portadores de doenças crônicas, que mesmo não fazendo parte do público-alvo, têm a vacina à disposição.

Em Cubatão, o prazo também foi prorrrogado até 6 de junho. Desde a semana passada, o município já havia superado a meta estabelecida (80%). A intenção, agora, é alcançar a totalidade. Até esta quarta-feira, foram aplicadas 18.384 doses, representando 82,58% do total de uma população de 22.263 previstas para a cidade.

Matérias relacionadas