Nova taxa cobrada em Itanhaém, SP, gera revolta da população

Taxa é referente à coleta de lixo. Secretário da Fazenda do município afirma que taxa já existia.

taxaMoradores de Itanhaém, no litoral de São Paulo, reclamam de uma nova taxa que estaria sendo cobrada no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2014. A taxa é referente à coleta de lixo.

Entre as pessoas que mais se sentiram prejudicadas com a nova cobrança está a dona de casa Isabel Freires. “Não tem cabimento a gente ter que pagar uma taxa dessas quando não temos melhoria nenhuma, basta olhar em volta para notar isso”, afirma.

O secretário da fazenda do município Douglas Luiz Rodrigues afirma que a taxa já existia desde 1998, porém apenas em 2014 alguns bairros tiveram sua situação regularizada e portanto passaram a receber a cobrança. “Como não havia uma atualização cadastral a cobrança não era lançada, mas essa taxa é instituída de maneira geral é o mesmo valor em todo o município, não há diferenças”, conclui.

O morador que se sentir prejudicado pode procurar a prefeitura para pedir revisão do valor da taxa. O telefone da secretaria da fazenda de Itanhaém é 3421-1637.

Matérias relacionadas