Últimas notícias

Obras da Nova Orla do Centro começam nesta segunda (20)

A extensão da intervenção urbanística abrange dois quilômetros da Avenida Presidente Vargas, incluindo a colocação de ciclovia, luminárias e vegetação

orla-centro2-destaque
Reurbanização atingirá dois quilômetros de extensão da via, incluindo a colocação de bancos e paisagismo

Um dos pontos mais visitados de Itanhaém receberá obras de reurbanização. Trata-se da Avenida Presidente Vargas, que em trecho de dois quilômetros de extensão, no Centro, terá nova pavimentação, drenagem e calçada, além de uma ciclovia e novo sistema de iluminação e paisagismo. O anúncio da realização da obra será feito nesta sexta-feira (17) pelo prefeito Marco Aurélio Gomes, em evento na sede da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), às 19 horas. Os trabalhos começam na segunda-feira (20).

Confira as fotos

Confira os detalhes do projeto

Está prevista a colocação de pavimentação com lajotas intertravadas vermelhas, similares as que foram implantadas nas ruas Cunha Moreira e Antonio Olívio de Araújo. Serão eliminados os atuais sarjetões e implantado um novo sistema de drenagem, melhorando substancialmente as condições de escoamento das águas pluviais.

No lado praia será implantada uma ciclovia com dois metros de largura e construída uma calçada para pedestres, com largura média de 3 metros. Ao longo dos dois quilômetros de extensão serão instalados 216 bancos para pedestres, 145 postes com duas luminárias cada, sendo uma voltada para a calçada e outra para a ciclovia.

O paisagismo também terá uma transformação positiva com o plantio de 50 espécies conhecidas como Algodoeiro da Praia (Hibiscus tiliaceus), um tipo de árvore própria para esse local, próximo da praia.

A obra proporcionará um novo ponto de visitação turística, ao mesmo tempo em que visa fomentar a economia local. E foi aprovada pelo órgão estadual que avalia os programas de urbanização, melhoria e preservação ambiental e melhoria de qualidade de desenvolvimento das estâncias.

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, destaca que a obra contribuirá para o giro da economia no comércio e fortalecerá a vocação turística do Município. “Certamente atrairá uma nova demanda de visitantes para aquela área depois de concluída a revitalização”.

Matérias relacionadas