Peruíbe ganha seis profissionais do programa Mais Médicos

Divulgação

A partir desta semana, 32 profissionais chegarão à Baixada Santista para atuar no programa Mais Médicos. Peruíbe ganhará seis médicos. Com exceção de Bertioga, os demais municípios da Baixada Santista serão contemplados pela segunda fase do programa do Governo Federal.

Guarujá e Praia Grande também ganharão seis médicos cada, enquanto quatro irão para São Vicente. Três serão encaminhados a Santos e Cubatão. Dois terão como destino Mongaguá e Itanhaém.

A maior parte dos profissionais é oriunda de Cuba. Os médicos do único país socialista das Américas vieram para o Brasil graças a um termo de cooperação entre o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Eles ocuparam as vagas que não foram preenchidas por brasileiros formados no exterior ou estrangeiros que aderiram ao edital de chamamento individual feito pela União.

Os médicos que atuarão na região já foram avaliados durante três semanas por universidades federais, que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de Atenção Básica do SUS. Antes de atender à comunidade, os profissionais cubanos passarão por um treinamento de um mês.

Fonte: A Tribuna On-line
* Com informações de Sandro Thadeu e Victor Miranda

Matérias relacionadas