Últimas notícias

Programa ‘Mais Oportunidades’ oferece cursos para o mercado de trabalho

O objetivo do programa é qualificar a população para o mercado de trabalho com cursos gratuitos

mais-oportunidades-lancamento-destaquePreparar a população para o mercado de trabalho é um dos objetivos do programa de qualificação profissional ‘Mais Oportunidades’, que teve lançamento oficial na última terça-feira (18), na sede do Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI). Entre os cursos oferecidos gratuitamente à população estão artesanato, administração, tecnologia, contabilidade, corte e costura e cabeleireiro.

Em 2014, foram 2.318 alunos matriculados em um dos cursos oferecidos pelo programa, cuja finalidade é promover a qualificação e a formação profissional de nível básico junto à população, conforme as demandas do mercado de trabalho local e regional. Com os cursos, a Prefeitura quer ampliar as oportunidades de acesso à educação profissionalizante a fim de reduzir os níveis de desemprego, subemprego e vulnerabilidade das populações.

Com a venda dos artesanatos, a aluna Lucimeire Rodrigues Jardim está ampliando a renda de casa. “Já fiz minha carteirinha da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Faço abajur, pote de condimentos e lembrancinha de aniversário de biscuit, além das bonequinhas de E.V.A. As pessoas me ligam encomendando os produtos. Eu já gostava de artesanato e agora que isso complementou minha renda familiar ficou melhor ainda”.

‘Mais Oportunidades’ é realizado em parceria com programas e projetos do Município e de outros órgãos, dentro dos parâmetros legais, para a oferta de cursos profissionalizantes de formação inicial e continuada por intermédio do CETPI. Cursos e oficinas são ofertados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

“Já vendi bastante peça. me inscrevi no curso porque gosto de artesanato e é uma forma de complementar a renda de casa”, ressalta a estudante do curso de buscuit, Alaide Maria Cavalcanti.

O evento contou com a presença do prefeito Marco Aurélio e de secretários municipais. “A capacitação profissional é uma das prioridades do nosso Governo. O CETPI está preparando a população para o mercado de trabalho em diferentes áreas. São mais de 20 opções de cursos. Nossa meta é capacitar em torno de 3 mil pessoas por meio deste programa”, finaliza o prefeito.

Matérias relacionadas