Últimas notícias

Projeto orienta pescadores sobre captura acidental de espécies marinhas

Em caso de capturas acidentais, a população pode entrar em contato com o órgão por meio dos telefones (13) 99603-0986 e 99601-2570

Crédito: DivulgaçãoGolfinhos e tartarugas marinhas são animais que habitam em águas costeiras e não é raro ver alguns destes seres marinhos no Litoral Paulista. Porém, eles estão sendo alvo da captura acidental, ou seja, aparecem nas redes mesmo não sendo o objetivo da pescaria.

Ocorre que muitos pescadores sabendo que estes animais são protegidos no Brasil, e sua pesca é proibida, dificilmente informam a algum órgão ambiental o fato de golfinhos e tartarugas terem ficado presos em suas redes e aí estes animais acabam morrendo quando poderiam ter sido salvos.

O Projeto Pescador Amigo/Biopesca realiza este trabalho de conscientização desde o ano passado nas comunidades pesqueiras em Itanhaém e também em outras cidades do litoral: Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga e ao sul de São Sebastião.

O projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento do impacto destas capturas acidentais e sensibilizar pescadores sobre a pesca responsável. Portanto, em caso de capturas acidentais, a população pode entrar em contato com o órgão por meio dos telefones (13) 99603-0986 e 99601-2570.

Matérias relacionadas