Últimas notícias

Simulação de acidente aéreo mobiliza participantes de curso em Itanhaém

A ação faz parte do programa de investimentos e melhorias no setor de saúde pública do Município

samu_capacitacao_principalProfissionais do SAMU Regional, Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito e Polícia Militar da região da Baixada Santista participaram dos cursos de capacitação de Pronto Socorrismo Básico e Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV), promovido pela Prefeitura de Itanhaém. Na última terça-feira (2), eles simularam um resgate de vítimas de um acidente aéreo no Centro, como parte da aula prática do curso.

A ação faz parte do programa de investimentos e melhorias no setor de saúde pública, que inclui ainda a construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF) e ampliação dos serviços a população. O treinamento seguiu protocolos internacionais e teve duração de dois dias. A abertura do evento foi na segunda-feira (1º) e contou com o prefeito Marco Aurélio Gomes e outras autoridades da Baixada.

Os integrantes do evento receberam apostilas para aquisição de conhecimento teórico divido em 24 módulos a fim de capacitá-los em relação à assistência de urgência, segurança no trânsito, importância da triagem de feridos, organização do trabalho em equipe e os respectivos hospitais para onde as vítimas seriam removidas dentro do âmbito de cada Município, entre outros.

O curso também conscientizou sobre a necessidade de cautela dos socorristas, como o reconhecimento prévio do local de ocorrência e, outras várias situações de risco a qual estão expostos diariamente, e possivelmente transformá-los nas possíveis vítimas em uma situação. Ao final do evento, os participantes realizaram provas práticas sobre o conteúdo apresentado.

Alguns dos presentes, já haviam participado anteriormente de treinamentos como esse, em outros Municípios, porém, como o caso da enfermeira do SAMU de Praia Grande, Miriam Ibraim que participou de um treinamento em Campinas, interior do Estado.

“Foi muito gratificante essa experiência. Durante o nosso cotidiano há situações que mexem com o nosso emocional e é algo que pode ser como um grande vilão dentro do nosso trabalho”, disse.

TREINAMENTO PRÁTICO – O curso teve embasamento prático com a realização das simulações de risco no dia a dia dos membros das equipes integradas. Uma das situações encenadas foi a partir do surgimento de vítimas após uma aparente explosão de um avião.

O médico do SAMU de Itanhaém e também coordenador do curso, Wilson Caretti foi o responsável pela liderança do treinamento. Os participantes foram divididos em equipes. Membros da Polícia Militar e agentes de trânsito de Itanhaém isolaram a área do local para evitar a aproximação de curiosos.  Por sua vez, os Bombeiros e os profissionais do SAMU simularam o resgate e a triagem dos feridos.

Matérias relacionadas