Comissão Moçambicana vai a Itanhaém para conhecer iniciativas de combate a AIDS

Técnicos aprenderão as ações preventivas que serão aprimoradas em seu país de origem

Técnicos estiveram na cidade em 2013 (Foto: PMI)
Técnicos estiveram na cidade em 2013 (Foto: PMI)

Itanhaém receberá pela segunda vez consecutiva uma comissão técnica do Conselho Nacional de Combate a AIDS/SIDA, vinda da Província de Gaza, Moçambique.  O grupo de estrangeiros chegará na próxima quinta-feira (20) para o treinamento prático, monitorando as ações feitas pelo Município na prevenção e no combate ao HIV/AIDS.

O cronograma da visita que começará às 9 horas com recepção à comitiva no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI). Às 10 horas, o grupo passará por algumas instituições de ensino do Município para conhecerem o projeto Educação Preventivas nas Escolas, que envolvem a E. M. Dalva Datti Ruivo e E. M. Maria Aparecida Soares Amêndola. As atividades no período da manhã terminarão na Clínica Ressurgir, que trabalha com usuários de drogas.

Logo à tarde, toda a equipe acompanhará o trabalho dos Projetos Gaivota, que atua com a orientação aos profissionais do sexo, um projeto com travestis e transexuais e outro de prevenção de mulheres da Zona Rural do Município.

Após o cumprimento da missão. Os técnicos serão contemplados com a visitação à Cama de Anchieta e Praia do Sonho. O encerramento das ações ficará com uma solenidade em que estará presente o prefeito Marco Aurélio Gomes.

A comissão moçambicana esteve no Município em março do ano passado. Em Gaza, cada 25 entre 100 pessoas são portadoras do vírus HIV, enquanto que no Estado de São Paulo o número é de 0,6 a cada 100 mil habitantes. O governo de Moçambique firmou uma parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que entre outras ações, viabiliza treinamentos, como este que foi feito no Brasil, para os técnicos locais.

A iniciativa do curso partiu do Centro de Referência e Treinamento HIV/AIDS (CRT), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Itanhaém

Matérias relacionadas