Últimas notícias

Ecoturismo em Peruíbe: cidade tem leis para curtir com segurança

(Foto: Bruno Neri / Jornal O Repórter)
Cachoeira das Antes, no Guaraú, em Peruíbe (Foto: Bruno Neri / Jornal O Repórter)

Com a proximidade dos feriados prolongados, férias e temporada de verão, o número de visitantes em cidades do litoral, como Peruíbe, aumenta de forma muito significativa.

Ao mesmo tempo, são poucos os que agem de maneira correta na hora de conhecer as belezas naturais.

Quem quer conhecer nossas aves, cachoeiras, precisa se atentar às leis específicas para que isso seja feito de forma segura e dentro das regras. A cidade de Peruíbe, por exemplo, possui legislação especial para atividades de ecoturismo, agências de receptivo, guias de turismo e monitores ambientais capacitados.

Agências de Viagens e Turismo

Toda atividade e operação de turismo no município, que envolva o deslocamento de grupos com mais de 8 pessoas, em veículos coletivos, deve contar com os serviços de acompanhamento de uma agência de turismo local, conforme determina a Lei 2311/2002.

No município de Peruíbe temos 9 Agências de Turismo e uma Transportadora Turística que funciona praticamente como Agência

Guias de Turismo

Também, conforme a Lei Municipal 2311/2002, qualquer atividade e operação de turismo no município, que envolva o deslocamento de grupos com mais de 8 pessoas, em veículos coletivos, deve contar com os serviços de acompanhamento de um Guia de Turismo cadastrado no Ministério do Turismo.

Em Peruíbe temos 22 guias de turismo cadastrados.

Monitores Ambientais

Os Monitores Ambientais são profissionais treinados conforme normativa da Fundação Florestal / Secretaria do Meio Ambiente do Estado, conforme a Portaria FF 264/17 – Plano Emergencial de Uso Púbico do PEIT, capacitados para conduzir visitantes nas áreas de Unidades de Conservação. A utilização deste profissional local na condução de grupos e pessoas em áreas protegidas / Unidades de Conservação é obrigatório por Lei (Lei 2311/2002).

Por isso, na hora de fazer uma trilha, conhecer uma cachoeira, praia, fazer observação de aves e outras atividades ao ar livre, lembre-se que existem profissionais capacitados da cidade para auxiliá-los em todas as questões e dificuldades. Assim, o visitante cumpre a lei e reconhece os profissionais da cidade que prestam este serviço para fazer do seu passeio uma grande e inesquecível experiência.

Em Peruíbe, quem quiser estes serviços, pode procurar agências de turismo como a Roteiros Eco Trilhas pelos telefones 13 3032 6710 ou 11 94806 0364.

Matérias relacionadas