Itanhém consegue a melhor classificação da Baixada Santista no Ranking Ambiental Paulista 2017

Foto: Prefeitura de Itanhaém/Louiz Baptista

O penúltimo município da Baixada conseguiu o nono lugar no Ranking Ambiental Paulista 2017. A classificação, que é feita pelo Programa Município Verde Azul (PMVA), avalia as políticas públicas do meio ambiente que as cidades tem realizado. Além de Itanhaém, a cidade de Bertioga obteve a 10ª posição, enquanto Santos a 38ª.

A divulgação do resultado foi feita no dia 13 de dezembro, no aniversário de 10 anos do Programa.

O Ranking Ambiental Paulista de 2017 avaliou 571 municípios do Estado nas categorias de: índices de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação, ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental. Porém, apenas 48 primeiras receberam o certificado do PMVA, que é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

No Ranking Ambiental Paulista 2016 Itanhaém ficou com a 31ª posição.

DIFERENTES UNIVERSOS NUM PEQUENO ESPAÇO

A Baixada Santista é composta por nove cidades (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), mas apenas um terço ficou entre o 48 que receberão o certificado. Cubatão ficou na posição 285ª; Guarujá 250ª; São Vicente 262ª; Praia Grande 342ª, Mongaguá 402ª e Peruíbe 526ª

Matérias relacionadas