Peruíbe inaugura museu arqueológico e histórico

Foto: Divulgação

 

Diego Palma

A prefeitura de Peruíbe voltou a dar vida ao Museu Histórico e Arqueológico Municipal, que fica localizado na antiga estação ferroviária, próximo à Rodoviária da cidade. A inauguração aconteceu no domingo (25), às 10 horas. O prédio estará aberto diariamente (das 9 às 16 horas) e conta com artigos de até 5 mil anos que contam a história da região.
Em entrevista publicada pelo site de A Tribuna o secretário de turismo de Peruíbe, Eduardo Ribas comentou sobre as obras que as pessoas vão poder apreciar na visita ao local. “São coisas que aconteceram na Jureia, Vale do Ribeira e na Baixada Santista, desde o período pré-colonial, com material em sambaquis”.
Além de contar com registros históricos e arqueológicos, o Museu da cidade também levará os visitantes a uma viagem ao mundo indígena, pois em seu acervo há várias peças e fotos que remontam a chegada deles na Baixada.
Apesar de inaugurado no domingo, o local, que foi montado em 2004 pelo arqueólogo Plácido Calo, estava fechado por conta da falta de segurança e por questões de preservação do prédio.
Problemas que já foram resolvidos, pois a atual administração reformou o local e colocou um posto da guarda no local.

Parceria com as escolas

Para que as futuras gerações conheçam um pouco da história local e possam recomendar o local para seus amigos, a prefeitura de Peruíbe está com uma parceria com a secretária de Educação. “Estamos desenvolvendo uma parceria com a Secretaria de Educação para que as escolas públicas visitem o museu de forma coordenada, em conjunto com as Ruínas do Abarebebê”, disse Eduardo em entrevista para A Tribuna.

Matérias relacionadas