Prefeitura de Itanhaém implantará rede de comunicação para prevenção de enchentes

Presidentes das associações dos bairros atuarão como ‘observadores’ dos índices pluviométricos

reuniao_seguranca_integrada_contra_enchentes_principalA Prefeitura de Itanhaém já está se mobilizando para se prevenir contra as chuvas que ocorrem nos meses de fevereiro e março. Foi lançada nesta terça-feira (21) uma rede de comunicação para a prevenção de inundações no Município, que consiste numa ação conjunta entre diversos setores do Governo Municipal, Bombeiros e Polícia Militar.

Os moradores dos bairros com maiores riscos de inundações serão os ‘observadores’ dos índices de chuva. Presidentes de associações de bairros ficarão responsáveis por avisar quando houver um risco iminente. “É muito importante este trabalho em conjunto e o acionamento imediato para encaminharmos as equipes para o local”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itanhaém, Sandro Rogério.

A Prefeitura já realiza desde setembro do ano passado a limpeza dos rios do Município, já pensando nas chuvas que ocorrem no período de verão. Em fevereiro e março são altos os índices pluviométricos e os rios estando limpos já diminui o risco de transbordamento.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes ficará responsável por abrigar os moradores em uma escola municipal, caso seja necessário. Já a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atuará com profissionais de serviço social e psicólogos para atender à população, enquanto a Secretaria de Saúde já está preparada para o acompanhamento e encaminhamento para exames caso haja pessoas que tenham contato com a água da chuva, para detectar possíveis doenças.

O morador que perceber que sua rua está em risco deve ligar para 199. A Guarda Municipal será a responsável por acionar setores como Defesa Civil, Educação (no caso de desabrigados), Assistência Social, bombeiros e outros que forem necessários naquele momento.

A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito José Roberto Pereira. Estiveram presentes secretários municipais, o comandante tenente do Corpo de Bombeiros de Itanhaém, Alexandre de Oliveira Lucena, e o major da Polícia Militar Rogério Silva Pedro.

Matérias relacionadas